A contabilidade tributária traz diversas informações que são importantes para a tomada de decisões relacionadas a administração financeira e ao planejamento do seu negócio.

Contudo, o termo pode parecer difícil, mas todo empreendedor precisa entender o que é e como funciona para o bem da empresa.

Afinal de contas, você deve estar consciente de que todas as empresas, independentemente do perfil tributário, tamanho e segmento de atuação, devem pagar impostos, certo?

Portanto, essa contabilidade se refere a essa parte que é responsável por fazer o gerenciamento das obrigações fiscais de um empreendimento, mas ela diz respeito a muito mais do que isso também.

Aliás, grande parte do fechamento de empresas novas ocorre pela ausência de organização dos tributos. Sendo assim, por mais complicada que seja, ela é extremamente necessária para a manutenção do seu negócio. Logo, se você quer entender mais sobre o assunto, continue acompanhando para saber o que é e como funciona a contabilidade tributária.

O que é?

De forma genérica, ela pode ser conceituada como uma área específica da contabilidade que atua na administração de impostos de um empreendimento.

Sendo também chamada de contabilidade fiscal, ela se trata de uma ciência que estuda e gera conhecimento referente ao tema, mas também consiste na prática que envolvem um conjunto de ações.

Dessa maneira, quando se fala em contabilidade tributária, se refere a uma técnica que ajuda na aplicação, bem como no processamento, de dados relativos à tributação de uma empresa.
Além de ser essencial para que o seu negócio se mantenha em dia, ela também garante o funcionamento da empresa, uma vez que tem relação direta com a regulamentação dela. Ora, no Brasil, existem diferentes modelos de tributação e cada um deles possuem suas particularidades, como prazos de pagamentos, alíquotas e até mesmo formas de recolhimento. Assim, esse tipo de contabilidade atua na organização dessas responsabilidades, de maneira que a empresa garanta o pagamento daquilo que é devido.

Como funciona a contabilidade tributária?

Grande parte das empresas possuem a obrigação de fazerem pagamentos de tributos e impostos para que possam funcionar dentro da regularidade, o que exige organização na contabilidade da empresa.

Então, lançar apenas documentos não é o suficiente, é necessário conferir e até mesmo unificar os saldos das contas para que se possa ter um balanço contábil real de um negócio. A partir disso, o empreendimento passa a pagar a tributação de maneira mais justa, evitando o risco de pagar valores altos de tributos que nem são necessários. Afinal, é exatamente esse desperdício que mina totalmente os lucros de uma empresa, diminuindo até mesmo a viabilidade dela.

À vista disso, o contabilista tributário é o profissional que realizar as contas e os cálculos, fecha o balanço correto, e em seguida faz o gerenciamento de todos os tributos com o objetivo de garantir mais economia no pagamento de impostos.

Qual a importância da contabilidade tributária?

Você sabia que uma das grandes razões para o fechamento de empresas é justamente a falta de atenção com os tributos?

Isso porque, muitos empreendedores não sabem em qual regime fiscal se encaixa o seu negócio, logo não pagam corretamente os tributos, por isso a taxa de sobrevivência de empresas ao primeiro ano é muito baixa.

Por essa razão, levar esta contabilidade a sério é a melhor maneira de evitar riscos que possam levar ao seu empreendimento a gastar mais em impostos do que é realmente necessário, tornando o negócio cada vez menos inviável.

Conclusão

O mais recomendado é fazer um planejamento tributário contando com ajuda de profissionais qualificados, uma vez que erros podem causar sérios danos ao seu empreendimento, muitos até mesmo irreparáveis.